Benefícios dos Treinamentos aeróbicos - Amigo da saúde: corrida, bicicleta, esteira...

O melhor treinamento para melhoras em relação à saúde, ao sistema cardiorrespiratório e ao condicionamento físico é o treinamento aeróbico (TA). É um método que se bem aplicado tem uma demanda energética predominantemente de ácidos graxos (gordura). Então se você procura emagrecimento e perda de percentual de gordura o treino mais indicado é esse.


Para se prescrever um bom treino aeróbico devemos saber alguns “dados” metabólicos, como: Frequência Cardíaca (FC) Máxima, Frequência Cardíaca de Treino, VO2 Máximo, Velocidade de VO2 Máximo, Velocidades do Limiar Aeróbio (Primeiro Limiar) e Limiar Anaeróbio (Segundo Limiar). Mas isso tudo é prescrito por um profissional de Educação Física, se você tem interesse em fazer um treino aeróbico que te dê um bom retorno peça para seu professor lhe ajudar a achar essas variáveis.

Um fator que melhora com o TA é o Débito Cardíaco (DC), que nada mais é do que a soma da FC com o Volume de Ejeção (VE). Com o exercício nossa FC em repouso diminui e o VE fica mais eficiente. Há nesse treino a redução de um batimento por minuto (bpm) por semana nas primeiras semanas de treino.
Para se fazer uma periodização de treino e acharmos aqueles “valores” metabólicos, especificamente agora o VO2 Máximo, devemos fazer alguns testes, dentre eles: Teste de Cooper (12 minutos); Teste de Uma Milha; Direto com Ergômetro; Teste de Corrida 2400m e 3200m; Teste com Ciclo Ergômetro e vários outros que podem ser realizados em qualquer lugar: pistas, no laboratório, em academias.

Alguns métodos de TA:
- Fartleck (esforços moderados com velocidades maiores de maneira informal);
- Intervalado (esforço alternado com pausas);
- Contínuo (sempre na mesma intensidade);
- Misto (envolve todos os outros juntos).
Há no Treino Aeróbico faixas de trabalho, com relação à FC, onde em cada faixa o trabalho predomina de modos diferentes:

- Emagrecimento: 60 a 70% da FC Máxima;
- Condicionamento: 70 a 80% da FC Máxima;
- Treinamento: 80 a 90% da FC Máxima.

Nada impede que se faça Treinamento Aeróbico com outros treinamentos, como o de força na musculação, por exemplo, desde que saibamos nossos objetivos e formos acompanhados por um bom profissional.
Todos esses fatores descritos estão presentes no planejamento do Grupo de Corrida e Caminhada Orientada D&D. Venha participar, procure mais informações.

Um abraço,


Prof. Maurício Malinski
CREF: 015577-G/RS
Equipe D&D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fisiculturistas Bodybuilding - Markus Ruhl - O Alemão

Atual Campeão Olympia 2019 - Brandon Curry - Bodybuilding

Exemplo de superação