A Importância da Vitamina C - Benefícios e Vantagens


Olá pessoal, tudo bem?

Então, hoje vim falar sobre vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, sua importância, seus benefícios e o que a falta dessa vitamina pode provocar no nosso organismo.

Muitas pessoas sabem que a vitamina C, faz bem para evitar gripes e que têm na laranja, certo? Certo. Porém, sua importância é muito mais valiosa no nosso organismo: fortalecendo a pele, ossos, musculatura e outras funções, vale lembrar que a falta desta causou muitas mortes no século 18 e até hoje atingem as pessoas mais velhas e desnutridas.

A vitamina C, é um super antioxidante que funciona de tal forma que neutraliza a ação dos radicais livres - que são uns dos causadores do processo de envelhecimento precoce - tem um papel fundamental para a cicatrização de feridas, machucados, lesões causadas em exercícios físicos, além de prevenir doenças como o escorbuto*, estimula o sistema imunológico, promovendo uma maior resistência a infecções.  Ao acrescentar ela na dieta diária, faz com que nosso organismo absorva e fortaleça o colágeno (aminoácido) em nosso organismo. Ou seja, ele fortalece tanto a pele, quanto ossos e outras estruturas rígidas e cartilaginosas do corpo.

*O escorbuto é uma doença que como primeiros sintomas atingem a pele, ossos, articulações, gengivas e dentes. E é provocada pela excessiva carência de vitamina C no organismo.

O interessante também é combinar Vitamina C + “ferro não-heme” (ferro absorvido através de alimentos vegetais como feijão, brócolis, etc.).  A vitamina C, faz com que o ferro seja mais bem absorvido pelo organismo.

Segundo o site emforma.net,  na América a dose diária recomendada de Vitamina C é 60 mg mas muitos médicos e nutricionistas sugerem um em torno de 500-1500 mg. Para atletas e competidores de culturismo e exercícios de força, algo entre 1500 - 5000 mg por dia.

O melhor mesmo é sempre visitar um profissional de nutrição e/ou médico especializado. Ele terá as melhores indicações para sua necessidade.

Entre os alimentos, frutas e vegetais mais conhecidos com vitamina C e com maiores concentrações:
Acerola, mamão, kiwi, laranja, couve, morango, melão, brócolis, manga, pimentão (vermelho ou verde), limão, ervilha.
Outros alimentos:
Cantalupo, caju, tomate, grapefruit ,verduras folhosas e na batata.
Obrigado,
Equipe D&D
Carlos Minuzzo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fisiculturistas Bodybuilding - Markus Ruhl - O Alemão

Atual Campeão Olympia 2019 - Brandon Curry - Bodybuilding

Exemplo de superação