terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Hidratação no Verão - Melancia

Melancia no ponto tem a casca brilhante. Manchas amarelas e o cabinho seco também indicam que ela esta madura. Se comprar em pedaços, escolha as que tenham o vermelho uniforme. Partida e coberta com filme plástico, ela dura no máximo três dias na geladeira.


A fruta, composta de 90% de água, é hidratante e diurética. Rica em vitamina A, que renova o tecido, em licopeno, antioxidante, que ameniza o processo de envelhecimento e evita alguns tipos de câncer, como o da próstata. Ela tem também vitamina B, que dá energia, C, que ajuda na formação do colágeno, e carotenóides, que aumentam a pigmentação da pele. 


A melancia tem muita frutose, o açúcar da fruta. Consuma no máximo uma fatia, que tem em média 34 calorias.


Fibras: Você pode aproveitar também as sementes da melancia. Basta lavar, colocar em uma panela e torrar por dez minutos em fogo brando. Elas ficam bem crocantes e podem ser servidas como aperitivo.
As sementes têm ômegas 3 e 6, anti-inflamatório e fortalece o sistema imunológico. 


“Ela possui mais fibra do que a própria polpa da melancia, então vale a pena usar torrado ou usar no suco para melhorar o funcionamento intestinal”, afirma Patricia Alves Soares, nutricionista.


Não jogue fora a parte branca, pois é ela que tem mais arginina, uma substância nutritiva que aumenta a irrigação sanguínea e melhora o desempenho sexual.


Retirado do site do Jornal Hoje, disponível em: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/01/parte-branca-da-melancia-pode-ser-usada-em-pratos-nutritivos-e-exoticos.html