Dicas Nutricionais para Atletas

 O atleta é um indivíduo que recebe um treinamento direcionado e com objetivo específico:

- Buscar um condicionamento físico que melhore sua performance em uma modalidade específica com a intenção de competição.
Atletas com ritmo intenso de atividade física e treinamentos regulares diários necessitam um cuidado especial quanto à alimentação.
A ingestão de nutrientes é indispensável para manter uma vida saudável e um bom desempenho físico, proporcionando um aporte energético fundamental para restaurar as reservas de glicogênio hepático e muscular.

Segue abaixo algumas dicas:

- A hidratação antes, durante e depois de exercícios físicos garantem a redução da temperatura corporal causadas pelo exercício e auxiliam na reposição das perdas de água e sais minerais.

- Evitar o sal em excesso, pois pode contribuir para a elevação da pressão arterial altamente prejudicial para o atleta.

- Fracionar a dieta em pelo menos 5 refeições diárias.

-Não treinar em jejum.

-Evitar alimentos gordurosos, pois dificultam a digestão e retardam o armazenamento de energia no músculo.

-Ingerir alimentos integrais, pois além de serem mais nutritivos, fornecem energia para exercícios contínuos e essa energia é liberada mais lentamente aumentando a força e o ânimo.

-Cereais integrais (aveia, gérmen de trigo e farelos), frutas (maçã, banana, mamão...), legumes (tomate, cenoura...) e verduras (acelga, alface, rúcula...), são ricas fontes de vitaminas e sais minerais fundamentais para a contração muscular.

-Os carboidratos complexos estão presentes nos pães, bolos massas, farinhas em geral, arroz, batata são importantes fontes de energia para o trabalho muscular e devem ser consumidos diariamente antes e depois dos exercícios e em quantidades adequadas e orientadas por um Nutricionista.

-Procure seguir sempre as orientações de um profissional.

Cristine Flores
Estudante do Curso Técnico
De Nutrição e Dietética

Comentários

  1. As dicas são ótimas, mas é importante resaltar que cada atividade é direcionada para um tipo de alimentação. Não podendo ser tabelado, pois ha uma variação extrema entre um indivíduo e outro e de uma dieta a outra. A individualidade do ser humano tem que ser sempre analisada.
    www.waleskasilveira.blogspot.com
    www.waleskasilveira.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela participação Dra. Waleska.
    Peço que sempre que puder faça parte dos artigos, discussões, e opiniões sobre as postagens do blog.
    Muito obrigado, e uma ótima semana.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fisiculturistas Bodybuilding - Markus Ruhl - O Alemão

Atual Campeão Olympia 2019 - Brandon Curry - Bodybuilding

Exemplo de superação