Benefícios da Atividade Física


Pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente. Atividade física regular reduz o risco de doenças cardíacas, câncer de cólon, diabetes, pressão alta e várias outras doenças.

Atividade física bem orientada também:

* ajuda a controlar o peso corporal;

* contribui para ossos, articulações e músculos sadios;

* reduz o índice de quedas em idosos;

* ajuda a aliviar a dor da artrite;

* diminui os sintomas de ansiedade e depressão;

* está associada ao menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação.

Musculação

Para a maioria das pessoas a musculação se associa com músculos hipertrofiados e bem definidos. Não que essas imagens sejam desagradáveis, pelo contrário, se tornaram cobiça de um novo público que lota as salas de musculação em busca de corpos perfeitos.

Não é novidade para ninguém o quanto os padrões de estética atuais estão cada vez mais exigentes e menos maleáveis. Isto leva muitas pessoas a ignorarem seu padrão genético e partirem em busca do corpo perfeito.

Os resultados obtidos não dependem, portanto, unicamente do treino que é aplicado. É claro que a maneira, o tipo, a ordem, a freqüência e a intensidade dos exercícios, além dos períodos de repouso necessários para o anabolismo são muito importantes e devem ser orientados por um profissional competente. No entanto muitas vezes nos esquecemos de outros fatores que são tão ou mais importantes que os fatores citados. Dentre estes citamos:

* Condicionamento cardiorrespiratório prévio;
* Flexibilidade;
* Presença de fatores limitantes prévios, como por exemplo: seqüelas de traumas ou doenças cardíacas;
* Tipo de alimentação;
* Hereditariedade (genética).

Esses fatores explicam porque, por exemplo, dois amigos que começaram a treinar juntos, e que fizeram o mesmo treino por determinado período tem respostas tão diferentes ao treinamento.

Prof. Maurício Malinski
Equipe D&D

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fisiculturistas Bodybuilding - Markus Ruhl - O Alemão

Atual Campeão Olympia 2019 - Brandon Curry - Bodybuilding

Exemplo de superação